sábado, 28 de abril de 2012

Samhain Part 1



Samhain - O Ano Novo!!!!!

Um Outono seco. As folhas caídas no chão. A lua espreita por uma nuvem que passa e ilumina o rosto da abóbora de Jack-o'-lanterna e os foliões fantasiados pelas ruas. Por detrás de uma casa isolada, há um cheiro de fumaça de lenha e o som de uma fogueira crepitante. As vozes elevadas são em sinal de reverência e alegria.
É 01 de Maio, e para a maioria das pessoas, é o dia das Bruxas. Se você é uma bruxa, no entanto, é Samhain, conhecido por muitos como o Ano Novo das bruxas. E isso muda tudo...
O Halloween tem suas profundas raízes no sabá pagão de Samhain, portanto, é de se estranhar que a versão moderna deste festival antigo tem tantos elementos que parecem ecoar em nossos próprios hábitos místicas. Muitos dos aspectos "assustadores" do Halloween são derivados do fato de que nesta noite os véus entre os mundos estão mais tênues.
Mesmo os menos sensíveis dentre nós podem sentir que algo está diferente, e por causa disso, temos um dia especial que é centrado em torno de fantasmas e monstros, gatos pretos e esqueletos pendurados, e ... bruxas.
O que significa quando dizemos que o véu entre os mundos é tênue? Normalmente o mundo dos vivos é separado do mundo dos mortos, pelo menos para a maioria de nós. Nesta noite, porém, a barreira entre o mundo etéreo se encaixa no mundo concreto em que vivemos e torna-se flexível e frágil, facilitando o contato entre nós e o que estão no além.
Isto pode ser assustador, é claro, mas também pode ser uma oportunidade maravilhosa para falar com aqueles que vieram antes de nós, quer se trate de entes queridos que perdemos nos últimos tempos, ou de antepassados que viveram muito tempo atrás, mas estão dispostos a vir através do véu nesta noite especial para compartilhar sua sabedoria. Mesmo familiares antigos podem ser chamados, e o vento transita em torno de nossos tornozelos mais uma vez. O Samhain é quase sempre comemorado de noite, se possível, pela luz oscilante de uma fogueira, ou muitas velas (se você não puder ficar do lado de fora). Uma vez que ela pode ser celebrada gloriosamente pelos solitários e é certamente celebrada por muitos, para mim esta sempre foi uma noite para se reunir com outros bruxos. Pois este é o festival mais bruxo de todas, e um momento para celebrar tudo o que é pagão, tudo que for mágico e tudo o que for poderoso.
É o momento perfeito para adivinhações de to-dos os tipos, usar um espelho de vidência, bola de cristal, tarô, runas, ou simplesmente olhar para o escuro e esperar por respostas. Coloque uma oferenda de maçãs ou sementes de romã debaixo de uma árvore ou em seu altar, e peça aos espíritos para lhe visitarem com suas bênçãos.

Este sabbat pertence aos deuses e deusas escuras: o Deus Chifrudo, Hades, e Anúbis, Hécate, Cerridwen, e Kali. A Deusa está em seu aspecto de Anciã agora, trazendo o escuro e silencioso inverno, e que a morte é uma parte necessária da vida. Ao mesmo tempo, ela é a Mãe, gestando a criança adormecida, que aguarda o despertar novamente para vida na primavera e o retorno e luz para o mundo.
Samhain é uma festa de contrastes e contradições, ao mesmo tempo em que anuncia o inverno chegando com seu frio e sua escuridão, também celebra a colheita final da temporada de outono. É aqui onde nós temos as cores típicas de ambos Halloween e Samhain: preto, para a morte e as trevas e laranja, para a brilhante abóbora, a abobrinha ou abóbora que decoram os campos e as mesas de festas e à luz do fogo que ilumina as sombras.
Por isso, nesta noite, a terceira dos três festivais da colheita pagã, vamos dizer adeus ao ano velho, bem vindo ao novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário