segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Os quatro elementos


Os Elementos
Os quatro elementos da natureza estão em todas as coisas que nos rodeiam e têm o poder de dar o tom de nosso temperamento, despertando emoções como alegria, serenidade, inquietude e ansiedade.
Assim como rios, montanhas, nuvens, plantas e animais, também a natureza humana é formada pela união dos quatro elementos. E não apenas em nível físico (oxigênio, calor, minerais e fluidos corporais são necessários para a vida): nossas emoções e nossa personalidade são influenciadas pela presença de fogo, terra, água e ar, em diferentes proporções.
Não basta conhecer em que tipo de personalidade nos enquadramos. É preciso alimentar nosso elemento predominante e cultivar características dos outros três. Para alcançar o bem-estar físico, mental e emocional, o ideal é que os quatro elementos estejam em equilíbrio – como acontece na natureza.
A seguir um breve resumo de cada elemento....



Fogo
• Temperamento: colérico.
• Emoções: alegria, impulsividade, raiva.
• Aparência: o colérico tem uma constituição física sólida e compacta, com músculos fortes. Com postura ereta, caminha a passos firmes e decididos. Sua estatura geralmente é mais para baixa, e os olhos são penetrantes e transmitem segurança.
• Características: ousado e dinâmico, encara a vida com paixão. Batalha pelo que quer e persegue suas metas com autoconfiança e otimismo. Um verdadeiro pioneiro, sabe abrir caminhos e exercer a liderança. Com humor oscilante, tende a ser explosivo e autoritário e a não aceitar bem as críticas. Sempre aberto ao mundo exterior, sente dificuldade em se interiorizar e compreender as próprias emoções.
• Práticas que fazem bem: a natação e os banhos em águas plácidas, como piscinas e lagoas, sintonizam o colérico com seu elemento faltante, a água. As artes marciais que envolvem a luta com oponentes, a exemplo do judô e do caratê, e a escultura em materiais duros, como a pedra, são meios para extravasar sua força. Os banhos de sol o ajudam a recuperar a vitalidade e a repor a energia gasta.
A personalidade de fogo pede movimento.


Terra
• Temperamento: melancólico.
• Emoções: serenidade, apatia, depressão.
• Aparência: de tipo predominantemente magro e longilíneo, tem pernas e braços compridos, pele clara e olhos profundos. O jeito de caminhar do melancólico é firme, mas um tanto pesado.
• Características: responsável e perfeccionista, com um enorme poder de realização, sabe levar suas empreitadas até o fim. A seriedade com que conduz suas metas e a profundidade de seu pensamento levam o melancólico a conquistar facilmente a confiança dos outros. Mas, para alcançar o sucesso, precisa fortalecer a vontade. Seu coração é cheio de compaixão e interesse pela dor alheia. O pessimismo e a falta de humor podem atrapalhar suas relações.
• Práticas que fazem bem: dança, exercícios aeróbicos e esportes que favoreçam tirar os pés do chão ajudam o melancólico a desenvolver a leveza. A pintura, especialmente usando técnicas suaves, como a aquarela, abranda sua tradicional dureza. Em momentos de falta de vitalidade, andar descalço, pisar na terra e mexer com plantas recarregam as energias.
Plantar e cultivar metas é uma marca do temperamento de terra.


Ar
• Temperamento: sanguíneo.
• Emoções: extroversão, inquietude, ansiedade.
• Aparência: o tipo sanguíneo movimenta-se com graça e nutre uma boa relação com seu corpo, que tende a ser esbelto e flexível, de estatura alta. Seu olhar é vivo e expressivo, e seus olhos, brilhantes.
• Características: dono de um espírito inquieto e mente ágil, o sanguíneo cativa a todos por sua alegria e facilidade de comunicação. Versátil e eclético, cultiva um vasto leque de interesses. Dar tanta ênfase ao intelecto, entretanto, pode esgotá-lo física e mentalmente. A dificuldade em se concentrar e se aprofundar também pode levá-lo à falta de foco e à superficialidade nas relações.
• Práticas que fazem bem: a meditação, a ginástica holística e a ioga são atividades que conduzem o tipo sanguíneo a um mergulho em seus processos internos para contrabalançar a tendência a flutuar e viver plenamente apenas no mundo exterior. Trabalhos manuais, como a tecelagem, são úteis no desenvolvimento da concentração.
A modelagem em argila e a jardinagem também fazem aterrar os filhos do elemento ar.


Água
• Temperamento: fleumático.
• Emoções: tranqüilidade, indiferença, mágoa.
• Aparência: seu tipo físico não é muito definido. Pode ter uma estatura alta ou baixa, mas tem a tendência a acumular peso. Seu olhar cândido, inocente e sem malícia provoca nos outros uma imediata empatia.
• Características: sensível e emotivo, é adaptável, como o meio líquido, e não gosta de demonstrar sentimentos. O fleumático prefere levar a vida num ritmo calmo e disciplinado e tem fortes inclinações artísticas. De tão apegado à rotina, porém, sente dificuldade em aceitar mudanças e tende à estagnação, até emocionalmente, como acontece com as águas represadas. Gosta da passividade e mostra pouca disposição para ir atrás de seus objetivos.
• Práticas que fazem bem: tai chi chuan, arte marcial em que os movimentos sugerem formas, e fazer esculturas de argila são atividades ideais para o fleumático começar a atenuar a dificuldade de lidar com o lado concreto e os aspectos materiais da vida. Banhos de mar e cachoeira têm um poder restaurador sobre sua energia física e capacidade mental.
A personalidade de água prefere levar a vida em um ritmo calmo e disciplinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário