quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Lammas - O Deus Lugh

Lugh é um deus herói, brilhante e corajoso, simbolizado pelo sol. Em Gales, seu símbolo era um veado branco, mas os corvos também são associados a ele. O Lughnassadh ou Lammas como também é conhecido é um Sabbath ou festividade em sua homenagem que é comemorado no Hemisfério Sul no dia 2 de fevereiro e no hemisfério norte no dia 1º de agosto. Lugh era um deus muito ocupado, era carpinteiro, pedreiro, ferreiro, harpista, poeta, druída e médico. Exerce influência sobre a magia, as viagens, as artes marciais, a reencarnação, a guerra, o relâmpago, a água, (O dos muitos ofícios de Lugh).

Lugh é um Deus do céu e está fortemente conectado com o fogo, com o Sol e com o tempo. Em inúmeras representações suas, ele aparece com um Torc e uma lança brilhante que às vezes é vista na forma de um raio. Ele é o Deus de todas as habilidades, artes e da excelência em todo empenho imaginável. Ele é visto como o protetor e guia de seu povo.

Os animais ligados a ele são as águias e os corvos que mantêm os olhos atentos sobre tudo aquilo que acontece na Terra. Sua árvore sagrada é o freixo.

Embora ele seja representando de formas variadas e com atributos diferentes, existem alguns pontos em comum encontrados nos mitos sobre Lugh em diferentes tribos célicas:

- é um Deus jovem com longos cabelos e com a face brilhante como o Sol
- é qualificado em inúmeras artes
- é o sobrevivente dos gêmeos no nascimento
- é adotado como uma criança (Na Irlanda por Tailtu e em Gales por Gwydion)
- a associação dele com pássaros e a capacidadede se transformar em uma ave. Ele, assim como Morrigú, está associado com corvos e gralhas, embora no conto galês, ele se transforme em uma águia.

Um comentário: